
Introdução
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída pela Lei nº 9.394/96 (LDB), define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito (Brasil, 2017). O avanço tecnológico impôs a necessidade de aprofundamento da Competência Geral 5 – Cultura Digital – que versa sobre a utilização crítica, significativa, reflexiva e ética das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
O Parecer CNE/CEB nº 2/2022 (e a Resolução CNE/CEB nº 1/2022) instituiu a inclusão da Computação na Educação Básica como componente curricular obrigatório, complementando a BNCC. Esta inclusão garante que a formação dos estudantes vá além do mero uso instrumental da tecnologia, focando na compreensão dos seus fundamentos, seus impactos e na capacidade de criar soluções digitais.

O porquê da BNCC de Computação?
Há muito tempo vem se falando da importância do uso das tecnologias digitais no dia a dia do fazer pedagógico, mas por quê? Confira alguns dos principais motivos:

Imgem de www.cursos.fundacaotellescom.org
O interesse pela área de Informática Educativa, temática da Computação, emerge a partir de 1967 com a criação da linguagem de programação Logo, liderada por Seymour Papert. Com isso, em vários lugares do mundo, começou a discussão sobre como introduzir a computação na Educação Básica.
