
Inteligência artificial
É um ramo da ciência da computação que surgiu na década de 1940 e trata do desenvolvimento de mecanismos capazes de realizar tarefas cognitivas ao simular o pensamento, a percepção, a tomada de decisões e a resolução de problemas humanos.
Focado na Educação são sistemas capazes de simular a inteligência humana, usados na educação para personalizar o aprendizado, automatizar avaliações e fornecer tutoria adaptativa.
Realidade Virtual
É uma tecnologia computacional que simula interações dentro de um ambiente tridimensional, de modo a torná-lo o mais real possível para o usuário. Normalmente, possibilita a imersão por meio da visão e da audição, podendo também utilizar o tato e o olfato.
Realidade aumentada
É uma experiência interativa em que objetos do mundo real são aprimorados através de informações perceptivas geradas por algoritmos, sejam elas visuais, auditivas, táteis ou olfativas. A realidade aumentada processa imagens e dados digitais em objetos do mundo real através de dispositivos móveis e computadores.
Educação 5.0
Evolução da educação focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e tecnológicas, preparando o aluno para a "Sociedade 5.0" — uma sociedade superinteligente e centrada no ser humano.
Ensino Híbrido
Ensino Híbrido (Blended Learning) é uma bordagem que combina momentos de aprendizado online (a distância) e momentos presenciais, oferecendo flexibilidade e personalização.
STEAM
Abordagem que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática de forma interdisciplinar, incentivando a resolução de problemas e o pensamento criativo.
Internet das coisas
Refere-se à conectividade de objetos (equipamentos, peças, utensílios, brinquedos, entre outros) com a internet através de sensores e atuadores que permitem a comunicação entre si e com outros dispositivos e serviços. A sigla IoT é frequentemente utilizada para indicar "internet das coisas" e vem do inglês Internet of Things.
Big Data
É o conjunto de técnicas utilizado para tratar volumes massivos de dados em busca de padrões, tendências e associações. Um exemplo é a utilização de big data na análise do perfil de um usuário associado a interesses por compras, deslocamento ou outro comportamento em geral.
OBSERVAÇÃO: Todas as imagens desta página foram geradas por IA.
