
Esta página tem como objetivo apresentar o significado, a importância e a fundamentação teológica e litúrgica do uso do incenso na Missa, promovendo uma compreensão mais profunda dos fiéis sobre este elemento simbólico e orientando agentes da pastoral litúrgica e celebrantes na sua adequada utilização conforme os documentos oficiais da Igreja.

USO DO INCENSO NA MISSA
O incenso é um elemento litúrgico de grande significado na celebração da Missa, simbolizando a oração dos fiéis que sobe a Deus, além de manifestar respeito e reverência ao mistério sagrado que está sendo celebrado. Sua utilização está profundamente enraizada na tradição da Igreja, com fundamentos claros em documentos oficiais que orientam sua aplicação.
Desde o século IV, a Igreja Católica, costumeiramente, aos domingos e nas grandes solenidades (Instrução Geral do Missal Romano, 119), utiliza o incenso na Santa Missa e noutras celebrações especiais.
Significado e Simbolismo
Na Liturgia, o incenso (resina aromática que é queimada em brasas) representa as preces do povo de Deus, como símbolo da oração da Igreja (Ap 5,8 e 8,3-5) que sobe à presença de Deus: “Suba minha oração como incenso na tua presença; elevando-se em forma de fumaça ao céu, conforme o Salmo 141:2 — "Suba a minha oração como incenso diante de ti." O uso do incenso também destaca a solenidade e a sacralidade do rito, enfatizando o respeito à presença real de Cristo na Eucaristia, às Escrituras Sagradas, ao altar, ao sacerdote e aos fiéis reunidos. O perfume nele acrescenta um elemento jubiloso, alegre, de satisfação e de beleza” (S. Rosso, Dicionário de Liturgia, p. 340).
Fundamentação nos Documentos da Igreja
O Sacrossanctum Concilium (Constituição sobre a Liturgia Sagrada do Concílio Vaticano II) destaca a importância dos sinais sensíveis na celebração litúrgica, que incluem o uso do incenso, como forma de envolver todos os sentidos dos fiéis e elevar o espírito à contemplação divina (SC, 34). No Ritual Romano e na Instrução General do Missal Romano (IGMR), o uso do incenso é regulado e recomendado em momentos específicos da Missa, como a incensação do altar, do livro das Escrituras, das oferendas, do celebrante e da assembleia, reforçando assim o sentido de adoração e solenidade (IGMR, 276-279). Já o Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia (CDW, 2002) também ressalta que o incenso ajuda a manifestar o mistério sagrado e a presença de Deus, promovendo uma experiência litúrgica mais profunda e espiritual.
Aplicação Prática na Celebração
Durante a Missa, o uso do incenso ocorre em momentos-chave, como:
a) Ritos Iniciais: Na entrada solene à frente da Cruz processional e para a incensação do Altar e da Cruz;
b) Rito da Palavra: À frente na procissão do Evangelho e na proclamação do mesmo;
c) Rito Sacramental: Na incensação das Oferendas e do Altar e da Cruz, na incensação da Igreja(Celebrante e Povo), e na Consagração;
A manipulação correta do incenso é responsabilidade do acólito ou do ministro designado, seguindo as normas litúrgicas para manter o respeito e o sentido do rito.
Incensação no Início da Celebração – Ritos Iniciais
Quando se usa o incenso na Missa, especialmente nas celebrações mais solenes (domingos, festas, solenidades), ele pode ser empregado logo após a entrada do sacerdote e seus ministros.
Passos da Incensação:
Na Procissão de Entrada: O turíbulo (com o incenso já fumegando) pode ser levado à frente da cruz processional. O naveteiro acompanha com o incenso.
Chegada ao Presbitério:
Após a saudação ao altar, o sacerdote e os diáconos (se houver) se inclinam profundamente diante do altar. O sacerdote coloca incenso no turíbulo (ajudado pelo naveteiro) e incensa o altar.
Incensação: Se a cruz está sobre o alta
Ela é incensada antes ou junto com o altar.
Ductos e Ictos
ELEMENTO | DUCTOS | ICTOS POR DUCTOS | TOTAL DE ICTOS |
---|---|---|---|
Cruz | duplos | 2 ictos por ducto | 6 ictos |
Incensação: Se a cruz está próxima, mas separada
O sacerdote incensa a cruz antes do altar.
Incensação do Altar
O sacerdote caminha ao redor do altar (se possível) incensando-o com reverência.
Forma da incensação do altar: De acordo com o Cerimonial dos Bispos, n. 91:
PARTE DO ALTAR | DUCTOS | ICTOS POR DUCTOS |
---|---|---|
Frente do altar | 3 | 1 a 2 ictos |
Lado direito | 2 | 1 a 2 ictos |
Lado esquerdo | 2 | 1 a 2 ictos |
Parte de trás (se acessível) | 3 | 1 a 2 ictos |
Se não for possível dar a volta completa no altar (ex: altar encostado à parede), o sacerdote incensa com os ductos voltados para as três direções: centro, lado esquerdo, lado direito.
Resumo Geral – Ritos Iniciais
ELEMENTO | DUCTOS | TIPOS DE ICTO | TOTAL DE ICTOS |
---|---|---|---|
Cruz | 3 duplos | 2 por ducto | 6 ictos |
Altar | 7 a 10 simples ou duplo | 1 a 2 por ducto | 7 a 20 ictos |
Observações:
A incensação não substitui a saudação e o sinal da cruz — esses vêm depois da incensação.
A cruz não é incensada novamente se já foi incensada nos ritos iniciais.
O turiferário se posiciona com dignidade e se retira ao final da incensação.
Incensação na Liturgia da Palavra
Incensação do Evangelho
A incensação só ocorre no momento do Evangelho, não há incensação para a 1ª ou 2ª leitura, nem para o salmo. A incensação do livro dos Evangelhos é um gesto de veneração à Palavra de Cristo.
Passos da Incensação do Evangelho:
- Durante o Aleluia (ou canto equivalente): O diácono (ou o sacerdote, se não houver diácono) se aproxima do celebrante e pede a bênção para proclamar o Evangelho. O celebrante abençoa o diácono com o sinal da cruz.
- Nesse momento, o turiferário (quem carrega o turíbulo) e o naveteiro (com o incenso) aproximam-se.
- O celebrante coloca o incenso no turíbulo, dizendo a fórmula: “Seja o Senhor em teu coração e em teus lábios...” (ou bênção semelhante).
- Procissão até o ambão: O diácono ou o sacerdote vai em procissão ao ambão, precedido do turíbulo (fumegando) e do naveteiro.
- O evangeliário pode ser carregado solenemente (caso tenha sido entronizado no início).
- Ao chegar ao ambão: O diácono abre o livro e, antes de proclamar o Evangelho, incensa o livro.
Como é feita a incensação do Evangelho:
O diácono (ou sacerdote) faz três ductos duplos com o turíbulo:
POSIÇÃO | DUCTOS | ICTOS |
---|---|---|
Centro | 1° ducto | 2 ictos (para frente e para trás) |
Lado esquerdo | 2° ducto | 2 ictos |
Lado direito | 3° ducto | 2 ictos |
Ou seja, no total: 3 ductos duplos = 6 ictos
Observações Importantes:
O incenso é uma veneração ao Cristo presente na Palavra proclamada. Essa incensação é feita apenas no Evangelho, não nas outras leituras. O gesto deve ser solene, reverente, sem pressa.
O turiferário se afasta após a incensação.
Caso o celebrante seja um bispo:
O evangelho é lido por um diácono, e o bispo pode incensar pessoalmente o Evangeliário, após beijá-lo (Cerimonial dos Bispos, n. 140).
INCENSO NA LITURGIA EUCARÍSTICA
Passos da Incensação no Rito das Oferendas
A incensação ocorre após a apresentação do pão e do vinho sobre o altar, antes da oração sobre as oferendas.
1. Incensação das Oferendas sobre o altar
Após colocar o pão e o vinho no altar, o sacerdote:
- Coloca incenso no turíbulo, assistido pelo naveteiro.
- Incensa as oferendas (pão e vinho já dispostos sobre o altar).
Ductos e Ictos:
ELEMENTO | DUCTOS | TIPO DE ICTOS |
---|---|---|
Oferendas | 3 ductos duplos | 2 ictos por ducto |
Os ductos são normalmente feitos: Ao centro, lado esquerdo e lado direito
2. Incensação do Altar e da Cruz
Após incensar as oferendas, o sacerdote incensa o altar e a cruz (se não foi incensado no início ou se a solenidade justifica repetir). Forma de incensação do altar: Conforme a IGMR 277:
PARTE DO ALTAR | DUCTOS | ICTOS POR DUCTO |
---|---|---|
Frente | 3 ductos simples ou duplos | 1 ou 2 ictos por ducto |
Lado Esquerdo | 2 ductos simples | 1 icto por ducto |
Lado direito | 2 ductos simples | 1 icto por ducto |
Se houver espaço atrás do altar, ele também pode ser incensado.
3. Incensação do Celebrante
Após o altar, o sacerdote é incensado:
ELEMENTO | DUCTOS | ICTOS POR DUCTO |
---|---|---|
Celebrante | 3 ductos simples | 1 ictos por ducto |
Um ducto ao centro, um à esquerda, um à direita (na direção do sacerdote).
4. Incensação dos Concelebrantes e Assembleia
Concelebrantes (se houver): 2 ductos simples para cada um.
Assembleia dos fiéis: O turiferário se dirige ao centro do presbitério, se volta para o povo, e faz:
ELEMENTO | DUCTOS | ICTOS POR DUCTO |
---|---|---|
Assembleia | 3 ductos simples | 1 ictos por ducto |
Um ducto ao centro, um à esquerda, um à direita — todos voltados para o povo.
RESUMO GERAL – RITO DAS OFERENDAS
ELEMENTO | DUCTOS | TIPOS DE ICTOS | TOTAL DE ICTOS |
---|---|---|---|
Oferendas (pão e vinho) | 3 duplos | 2 por ducto | 6 ictos |
Altar e Cruz | 7 simples | 1 por ducto | 7ictos |
Celebrante | 3 simples | 1 por ducto | 3 ictos |
Concelebrantes (cada) | 2 simples | 1 por ducto | 2 ictos |
Assembleia | 3 simples | 1 por ducto | 3 ictos |
Durante a exposição do Santíssimo Sacramento no ostensório
Passos Litúrgicos da Incensação do Santíssimo
1. Durante a Exposição do Santíssimo Sacramento:
- Após colocar o ostensório com o Santíssimo sobre o altar, o ministro ordenado (sacerdote ou diácono): Ajoelha-se diante do altar.
- O turiferário se aproxima com o turíbulo fumegando e a naveta com incenso.
- O sacerdote impõe incenso dizendo silenciosamente uma oração (opcional).
- Em seguida, ele faz a incensação solene do Santíssimo Sacramento:
ELEMENTO | DUCTOS | ICTOS POR DUCTO |
---|---|---|
Santíssimo Sacramento | 3 ductos duplos | 2 ictos por ducto |
Total: 3 ductos duplos = 6 ictos
Os ductos devem ser feitos de maneira solene e centrada no ostensório, com gestos lentos e profundos. Normalmente, os ductos são feitos: Um ao centro, um levemente à esquerda e um levemente à direita.
2. Antes da Bênção com o Santíssimo:
- Após o canto de adoração (como o “Tão Sublime Sacramento”) e o momento de silêncio: O sacerdote (ou diácono), revestido com véu umeral, aproxima-se do altar.
- Antes de dar a bênção, o Santíssimo é incensado novamente com os mesmos movimentos: 3 ductos duplos = 6 ictos
Significado Litúrgico:
A incensação do Santíssimo é o gesto máximo de adoração, reconhecendo a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. A fumaça do incenso simboliza a oração da Igreja que sobe a Deus, e também o mistério da fé que nos convida à reverência diante do invisível.
Resumo:
MOMENTO | DUCTOS | ICTOS POR DUCTO | TOTAL DE ICTOS |
---|---|---|---|
Exposição do Santíssimo | 3 | 2 | 6 |
Bênção com o Santíssimo | 3 | 2 | 6 |
Obs.: Em algumas tradições locais, é comum repetir os mesmos movimentos nas duas incensações
Bibliografia
- CONCÍLIO VATICANO II. Constituição sobre a Liturgia Sagrada Sacrosanctum Concilium. 1963.
- IGREJA CATÓLICA. Instrução Geral do Missal Romano. 2002.
- CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS. Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia. 2002.
- JOÃO PAULO II. Redemptionis Sacramentum. 2004.
- CIC – Catecismo da Igreja Católica, §§ 1154-1156.